Quem somos


Os fundadores da Rede são a advogada Fernanda Brandão e o arquiteto e urbanista Renan Silva (eles aparecem na foto acima segurando camisas). O registro foi feito durante a nossa participação no Social Good Brasil Lab, em 2014.

Somos uma iniciativa solidária e sem fins lucrativos criada em 2014 pelo Instituto para o Desenvolvimento das Alagoas (Ideal) para fortalecer a cadeia produtiva da reciclagem.

Por meio de nossos projetos, ações e tecnologias, conscientizamos a população e a conectamos a catadores, cooperativas e associações de reciclagem. A esses últimos, direcionamos ações de apoio social e estrutural, entre outras.

Percebemos a reciclagem como parte de um grande conjunto de práticas e percepções necessárias para o rompimento da cultura de consumo que guia a sociedade global.

Acreditamos que, ao conscientizar a população e fortalecer os trabalhadores da reciclagem, estamos contribuindo não apenas para a preservação do meio ambiente e o fortalecimento de uma economia colaborativa e circular, mas também somando forças à luta pela emancipação humana.

Alguns momentos que marcaram nossa história:

Campanha #ApoieACoopMundaú
A iniciativa de financiamento coletivo que desenvolvemos no começo de 2021, durante a pandemia, recebeu colaborações de pessoas de várias partes do Brasil e garantiu a aquisição de uma plataforma de transporte e uma talha manual e a contratação de serviços de reparos gerais para a Cooperativa de Catadoras da Lagoa Mundaú (CoopMundaú). A campanha foi apenas uma das nossas ações voltadas ao fortalecimento da cooperativa formada majoritariamente por mulheres da Região Lagunar de Maceió, mas a destacamos por ela ter tornado mais evidente o fato de sermos mais fortes quando agimos coletivamente em prol de uma causa.

Seleção no edital Covid-19: Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a populações vulneráveis
Os recursos que recebemos por meio do edital da Fiocruz em 2020 nos ajudaram a desenvolver ações para atender a urgências enfrentadas por catadores e cooperativas de Maceió durante a pandemia.

Prêmio de Inovação em Economia Circular
O prêmio que recebemos em 2018, por meio do projeto Maceió Mais Inclusiva, financiou o desenvolvimento técnico do aplicativo de código aberto que criamos para conectar a população a coletores e cooperativas.

Seleção para o Social Good Brasil Lab
O protótipo do aplicativo garantiu a nossa participação nesse conceituado laboratório, em 2014. Com o apoio do Sebrae Alagoas, conseguimos custear o transporte e as demais despesas referentes à participação dos fundadores da Rede.